Como tornar este blog científico?

Fui há algum tempo consultor externo de uma empresa de renome mundial para uma área de negócio que desconhecia antes de se me colocar este desafio pelo meu "empregador": O clipping.



Para quem não sabe, o clipping é como uma indústria. Entram "coisas" dos média (Media em Inglês) e saem produtos. Os produtos são normalmente comprados por quem quer saber coisas sobre os média. Quanto é que eu apareço na TV ou na rádio (noticiários, debates)? Quantas vezes apareceu a minha publicidade no jogo em que o Porto "levou 5-0 na pá"? Qual o retorno do meu investimento em publicidade (sim, pode ser quantificado)? etc.

Estas empresas são autênticas fábricas: No caso dos escritórios que bem conheço em Coimbra, esta multinacional tem um pavilhão de pessoas a digitalizar a imprensa escrita e a retalhar aos pedaços as notícias, página a página, identificando depois numa segunda fase palavras chave (de dicionário ou as encomendadas pelos clientes). Tem outras salas destinadas a pessoas que quantificam tempos de antena na TV e rádio, programa a programa, jogo de futebol a jogo de futebol.

Parece interessante e alguma desta actividade é suportada por máquinas ou programas de computador. Mas como em muita coisa na vida, o resultado final tem de ser supervisionado por pessoas, que são os empregados que vêm 5 vezes o mesmo jogo de futebol a contabilizar o tempo de antena para a empresa A, a empresa B, a empresa C e por aí adiante, até à quinta empresa. Deve ser giro ser pago para fazer isto no primeiro dia. No segundo já não sei.

Conhecendo esta actividade, esta era uma forma interessante (e possível, disponível à data de hoje) de quantificar o impacto e a presença dos Beatles em Portugal ou até no mundo. Há empresas destas em todo o lado por isso essa quantificação existe desde há muito.

Se és um dos privilegiados que tens acesso a esta informação (que é paga e bem paga, note-se), chega-te à frente e partilha estes dados connosco. Fica o desafio.

@2015-12-03, dia dos 50 anos do lançamento do "Rubber Soul".

Sem comentários:

Enviar um comentário